quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar, mas que fazia de mim um tripé estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser a pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que nunca tive: apenas duas pernas. Sei que somente com duas pernas é que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma, e sem sequer precisar de procurar.

(...)
É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo. Até agora achar-me era já ter uma idéia de pessoa e nela me engastar: nessa pessoa organizada eu me encarnava, e nem mesmo senntia o grande esforço de construção que era viver. A idéia de pessoa vinha de minha terceira perna, daquela que plantava no chão. Mas e agora? Estarei mais livre?



- A Paixão segundo G.H. (Clarice Lispector)

3 comentários:

  1. Engraçado, nunca li este texto...
    E sinceramente, principalmente hoje, me deixou muito triste, sabe,todo tipo de mudança é tão dificil...

    Mas o melhor e o pior da vida é que tempo passa e assim como leva os bons momentos, também leva os ruins.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Olhando blogs por aí, acabei chegando aqui.
    Adoro Clarice! Terminei de ler esse livro a um tempinho, é ótimo não é?!

    É isso...blog legal o seu, gostei do se textinho abaixo ;)

    vlw, bjs!

    ResponderExcluir